segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Do começo ao fim

Novamente iremos dar uma pausa nas notícias do esporte e (eventuais) notícias do cinema para ganharmos uns pontos na disciplina Blogs e Boletins Eletrônicos do departamento de Comunicação Social da UFMG. Se você não lembra, estimado leitor, esse é o motivo da nossa existência. Neste momento, passa pela cabeça de Marina Dias: "Se não fosse por este, qual outro motivo para eu ter um blog?". Enfim, continuando com a atividade... Devemos avaliar um blog qualquer. Na verdade, um qualquer dentre os blogs criados para a disciplina nesse semestre. Escolhemos o Kinotícia. Repare, leitor, que o blog analisado tem algumas semelhanças com este que você lê. Reparou? Você tem até o final do post...

Pois bem, avaliemos:

O nome do blog é muito bom. Além de soar bem, se relaciona perfeitamente com seu tema . Kino = cinema -> cinema e notícia -> notícias de cinema -> kinotícia... Muito simpático! Mas, apesar de bom, o nome não é muito visível na página (está escrito de uma cor escura dentro de uma tarja também escura). O sub-título "Cinema e notícias! Sem frescura ou qualquer comprometimento!", então, é ainda mais difícil de ler. Isso dificulta que o leitor guarde e reconheça o nome do blog depois. Então, recomendamos que o título tenha maior destaque.

O restante do layout é de muito bom gosto. As cores não são muito chamativas (de modo a tornar a leitura dos posts desagradável e cansativa), mas também não são neutras demais. Alguns posts são acompanhados por fotos, o que torna o blog mais dinâmico, já que uma página preenchida somente com textos pode ficar um pouco cansativa.O kinotícia também fica mais dinâmico com a lista de sites relacionados, que incluem o IMDB, e-pipoca e outras páginas frequentemente lidas pelos interessados por cinema.

O blog obedece a exigência da matéria de conter um widget. É verdade que ele é bem simples e, em uma primeira olhada, pode passar desapercebido. Porém, gostaria de colocá-lo no Arte no Jogo, afinal, é sempre interessante saber quantas pessoas estão online em um mesmo momento que você. É bom saber que você não é o único que lê ou frequenta aquilo... Conversa de louco, né? "As pessoas precisam de se afirmar pelas outras". De qualquer forma, contadores sempre são uma boa alternativa quando se trata de widgets. Ah! Se você não conseguiu achar onde está o contador de visitantes online, procure no topo da coluna à esquerda. Lá você saberá quantas pessoas estão junto com você no blog naquele exato segundo. Se for apenas você, não desista...

Os posts se adequam à proposta de um blog, na medida em que trazem notícias acompanhadas de comentários pessoais e perguntas dirigidas ao leitor. Assim, pode-se ficar sabendo de novidades e, ao mesmo tempo, saber as opiniões pessoais, reflexões e dúvidas do dono do blog a respeito de determinado tema. As perguntas aos leitores aumentam no envolvimentos deles com os textos, o que é um ponto positivo. Apesar disso, os posts são relativamente formais, o que, na nossa opinião, tira um pouco do caráter pessoal que um blog - principalmente um como esse, que se propõe a comentar, de modo despretensioso, "sem frescuras", novidades do cinema - pode ter.

Enfim, depois que você frequentou o Kinotícia e leu a nossa avaliação, conseguiu destinguir quais são as semelhanças entre os blogs? Será que elas existem? São propositais? Seriam o mesmo blog?

A começar pelo cinema e a terminar pelo Gustavo Ávila. Os meios? Não sabemos informar.


Dois blogs. Uma pessoa. Um quase mesmo assunto.




Nenhum comentário: