domingo, 2 de novembro de 2008

Superliga 2008/2009

A Superliga já começou? Sim, foi no dia 29 de outubro e se você não viu porque acha que os campeonatos brasileiros de vôlei têm pouca emoção e só merecem ser acompanhados nas fases finais, já perdeu duas rodadas com zebras e jogos disputadissímos.

Quer mais? A CBV, através da pessoa Ary Graça, presidente da confederação, repatriou, em parceria com as equipes (claro!), 16 jogadores que participaram dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Isso atribui às competições masculina e feminina um maior grau de competitividade. Dentro de quadra poderão ser vistos 29 atletas que já foram medalhistas olímpicos - dezoito de ouro, sete de prata e quatro de bronze.

A política de repatriação de jogadores não se encaixou apenas para atletas olímpicos. Ao todo foram 43 jogadores que retornaram ao Brasil vindos da Itália, Rússia, Grécia e Japão. A medida visa tornar o campeonato mais atrativo ao promover uma "nivelação" das equipes, o que torna possível que, no caso do masculino, seis equipes sejam consideradas postulantes ao título. Já no feminino, pra não dizer que não falei das flores, mesmo com Rio de Janeiro e Osasco um nível acima das outras equipes, vejo cinco equipes em condições de levantar o caneco.

Vou parar de enrolar e listar os favoritos.

Masculino:
- Vivo/Minas Tênis Clube
- Cimed/Brasil Telecom
- Tigre/Unisul
- Ulbra/Suzano
- SADA/Betim
- Santander/Banespa

Feminino:

- Rexona/Rio de Janeiro
- Finasa/Osasco
- Minas TC
- Pinheiros
- São Caetano

Bom, como viram MG muito bem representado em ambos os lados. A surpresa, não tão surpreendente assim, pode ser a equipe de Betim. Além da forte torcida, a estrutura montada na cidade em prol do desenvolvimento do vôlei é a base dessa equipe. Veremos no que dá...

Antes de começarmos a acompanhar, deixo com vocês as estatísticas das duas primeiras rodadas, que você não acompanhou. Clique aqui para ler as do masculino - André Nascimento presente em ataque, defesa (mesmo sendo um oposto!) e saque (tradicional...). Você também gosta do feminino? Então, deve clicar aqui. O destaque para uma tal de Hélia Souza, que nesta temporada vai colocar as bolas na mão de Scheila e Mari pelo São Caetano. Helia quem? Uma dica: ela se aposentou com uma medalha dourada no peito recentemente...

Tá bom por hoje, né? Quarta e quinta têm os jogos da terceira rodada. UCS contra CIMED, masculino, quarta-feira, às 20h, promessa de bom jogo. Na quinta, irei assitir Mackenzie e São Caetano, em Belo Horizonte. Quero ver a tal Hélia em quadra com seus 39 anos e três medalhas olímpicas.

...

Nenhum comentário: