sexta-feira, 8 de agosto de 2008

08/08/08

No relógio de onde escrevo o dia acabou de chegar. Já no lugar sobre o qual escrevo, as horas já passam do meio-dia de 08/08/08. Faltam poucas horas para o inicio da cerimônia de abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, às 08:08 da noite, na China (9h da manhã em Brasília). A tão aguardada olimpíada chinesa. Muito se falou sobre ela, desde o dia 13 de julho de 2001, quando Pequim foi eleita a cidade-sede dos jogos. E, depois de tanto perguntar aos atletas brasileiros sobre as suas expectativas para a competição, tenho direito às minhas:

08/ Serão oito as provas disputadas por Michael Fred Phelps II, assim como nos últimos jogos, em Atenas-2004. Nesse, Phelps conquistou oito medalhas, sendo seis de ouro e duas de bronze, e bateu o recorde de maior número de medalhas ganhas em uma única olimpíada. A marca pertencia ao ginasta russo Alexander Dityatin também com oito medalhas, mas apenas três de ouro. Agora, passados quatro anos, o foco do nadador norte-americano é bater o recorde de sete medalhas de ouro em um único jogos olímpicos, alcançado pelo seu compatriota, Mark Spitz, nas piscinas de Munique, em 1972. O fator que pode dificultar o caminho de Michael Phelps vem das piscinas norte-americanas e tem nome, número, data e lugar marcados. Ian Crocker, recordista dos 100m borboleta com 50.49 segundos, poderá impedir a consolidação do mito, Phelps. No dia 15 de agosto de 2008, às 23:07h (horário da final da prova divulgado pelo BOCOG), no Cubo d'Água, os atletas deverão se enfrentar na final dos 100m borboleta, cada um com a sua meta. Para mim, teremos um mito, símbolo de uma geração resultante da, até então, eficiente parceria entre ciência e genética. Porém, teremos que esperar para ver.


08/ Brasil, 8 ouros. Nas últimas olimpíadas, 10 medalhas. 5 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze. Essas foram concentradas em 7 modalidades, sendo que as de ouro ficam a cargo de apenas 4. Em Pequim-2008, acredito em oito categorias para a conquista de uma medalha dourada (louco? Espero que não). Essa é a lista com seus respectivos motivos:

1- Vôlei de Praia Masculino ( Ricardo/Emanuel)
2- Vôlei Masculino (Giba/Dante)
3- Futebol Feminino (Marta/Cristiane)
4- Judô Masculino (João Derly/Tiago Camilo)
5- Vela (Robert Scheidt/Ricardo Winicki)
6- Vôlei Feminino (Scheila/Fofão)
7- Atletismo (Maurren Maggi/ Jadel Gregório)
8- Ginástica Artística (Jade Barbosa/Diego Hypólito)

Essas são apenas as de ouro. Ganharemos 12 medalhas, num é? Apesar de achar que podemos mais.

08/ 8 são o número de anos em que a China está integrada à Organização Mundial de Comércio, devido à sua adequação aos padrões de uma economia globalizada, que resultou em uma média de crescimento econômico de 10% ao ano. Mas, a concepção do poderio político-econômico do país se deve às medidas adotadas em 1978 por Deng Xiaoping, que integraram métodos de gerência capitalista para desenvolver o padrão de vida socialista. Uma conjunção de regimes ditos opostos. Assim, nas últimas duas décadas, a China foi responsável por atrair aproximadamente US$ 1 trilhão em investimentos diretos do capital estrangeiro (Câmara Brasil China - CCIBC). Isso construiu a realidade econômica chinesa atual em que 70% do seu PIB são produzidos por empresas privadas, em grande parte controladas por multinacionais. Então, que a difusão do olimpismo não seja vista como o único objetivo desses jogos, já que todos dependem da solidariedade chinesa.


08/08/08. Esses são os Jogos Olímpicos que espero começar a ver daqui a algumas horas até o dia 24 de agosto pelas madrugadas adentro e a fora (graças às 11 horas de fuso-horário).

Boa sorte para todos nós.

Nenhum comentário: