Cadê o cinema nesse blog? Acho que as olimpíadas estão ofuscando a nossa vontade de escrever também sobre a sétima arte. Vamos começar devagar, então, ainda falando da relação entre o cinema e o esporte.
Sou fã de listas. Adoro fazê-las e ler as que os outros fazem. Os 1000 lugares que devo conhecer antes de morrer, os 1000 discos que tenho que ouvir, as 100 pessoas mais ricas/bonitas/influentes do mundo...até o top 10 da MTV eu assisto de vez em quando. Acho que os membros da AFI, Instituto norte-americano de Filmes, também curtem listas. Todo ano eles soltam a tradicional lista dos 10 melhores filmes do ano, e às vezes, também, os 100 melhores filmes de todos os tempos. Este ano, eles inovaram: também foi uma lista, também de 100, mas foi divida em 10 gêneros. Os 10 melhores filmes em 10 gêneros diferentes. Entre os temas lá listados, adivinhem: lá estava o esporte marcando presença. Aparentemente, a galera do cinema (pelo menos da AFI) já pensa no esporte como um gênero de filmes, lado a lado com “ficção”, “faroeste”, “comédia romântica”, etc. Isso leva a crer que a relação entre cinema e esporte realmente está dando certo. Segue, então, a lista do que a AFI considera a elite dos “filmes esportivos”:
Gênero: Esporte
1.Touro Indomável
2. Rocky, um Lutador
3. Ídolo, Amante e Herói
4. Momentos Decisivos
5. Sorte no Amor
6. Desafio à Corrupção
7. Clube dos Pilantras
8. O Vencedor
9. A Mocidade é Assim Mesmo
10. Jerry Maguire – A Grande Virada
Há os que concordem e os que discordem. Por isso, essa não é a única lista de filmes “esportivos” que há por aí. Eu, por exemplo, não conheço uns 3 que estão citados acima. Caso você tenha a sua própria lista, ou pelo menos ache, como eu, que tem coisa faltando nessa, comente! Vou começar: cadê Carruagens de Fogo?
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Marina!
Sem dúvida, este teu trabalho está espectacular. Eu apenas vi um dos filmes aqui expostos e li alguma coisa sobre outros 3. São bons, de facto.
Parabéns.
David Santos
Postar um comentário